Fabricio Fameli Odontologia

Como é o tratamento periodontal?

Importante você conhecer que o tratamento periodontal é um conjunto de procedimentos que têm como objetivo tratar as doenças que afetam as gengivas e os tecidos de suporte dos dentes. 

Esse tipo de tratamento é fundamental para prevenir a perda dentária e manter a saúde bucal em dia. 

São quatro as etapas do tratamento periodontal, porém podem variar de acordo com a gravidade do problema, mas geralmente incluem:

1. Diagnóstico: Esse é o primeiro passo do tratamento periodontal, o diagnóstico preciso da doença periodontal. O dentista ou periodontista realizará uma avaliação clínica e radiográfica para determinar a gravidade da doença e o tipo de tratamento mais adequado.

2. Limpeza profunda: Essa etapa da limpeza profunda, também conhecida como raspagem e alisamento radicular, é um procedimento realizado para remover a placa bacteriana e o tártaro acumulado nas superfícies dos dentes e abaixo da linha da gengiva. Isso ajuda a reduzir a inflamação e o sangramento gengival.

3. Tratamento cirúrgico: Já em casos mais avançados de doença periodontal, pode ser necessário realizar um tratamento cirúrgico. Esse tipo de procedimento pode incluir a remoção de tecido gengival infectado, a correção de defeitos ósseos e até mesmo a colocação de enxertos ósseos ou de tecidos moles.

4. Manutenção: Essa é a fase posterior ao tratamento periodontal, quando é muito importante que o paciente mantenha a boa higiene bucal em casa, além de visitas regulares ao dentista para avaliar constantemente a saúde das gengivas. O dentista ou periodontista pode recomendar a realização de limpezas de manutenção a cada três ou seis meses, dependendo do caso.

Hoje valendo-se de muita tecnologia e equipamentos e produtos muito mais avançados, o tratamento periodontal é um processo importante que envolve essas quatro etapas. 

Dessa forma as doenças periodontais são tratadas e ajudam a manter a saúde bucal em dia, o que te poupa dos diversos efeitos colaterais que afetam quem não cuida de sua boca com a mesma importância que os demais órgãos do corpo, os quais podem ser diretamente afetados.

Alguns dos principais efeitos colaterais da doença periodontal sem tratamento ou mal tratada incluem perda dentária, aumento do risco de doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, problemas digestivos, complicações na gravidez e até mesmo o mau hálito.

Muito importante que mesmo sem dor ou com algum problema aparente ou até mesmo perceptível em sua forma de avaliar, busque ir ao dentista com regularidade. 

Compartilhar :

Mais Blogs

Sorriso gratificante

A ortodontia, ramo da odontologia dedicado ao diagnóstico e tratamento das irregularidades dentárias e da oclusão, desempenha um papel fundamental na busca por um sorriso

plugins premium WordPress
Rolar para cima